CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO ÀS CSS

Então o que significa CSS?

CSS é a sigla para Cascading StyleSheet (Folha de Estilos em Cascata em Português) e é a forma standard para a formatação de ficheiros (X)HTML.

É  a  linguagem de estilos utilizada para definir a formatação de um documento (X)HTML, sendo o seu grande benefício dar a possibilidade ao “desenvolvedor” de separar o conteúdo das suas páginas da formatação.

Resumidamente pode-se dizer que o (X)HTML tem o conteúdo e a estrutura de uma página e a CSS formata esse conteúdo, distribuindo e formatando-o.

Um aspecto importante na utilização de CSS na construção de um site é o facto de o tornar mais Acessível. Para quem nunca ouviu falar ou leu sobre Acessibilidade Web, aqui vai uma explicação: Acessibilidade Web significa tornar um site acessível a pessoas com necessidades especiais de navegação, tentando eliminar as “barreiras arquitectónicas” dos nossos sites, tornando assim o site acessível a pessoas com algumas deficiências ou a pessoas que utilizam equipamentos que não suportam alguns dos elementos que são utilizados na construção de sites.

Utilizando CSS, consegue tornar os sites que desenvolve mais acessíveis a este grupo de utilizadores.

Bookmark and Share